quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Intel e Nokia lançam plataforma MeeGo


O anúncio foi feito na segunda-feira durante um evento realizado em paralelo ao World Mobile Congress, que está a decorrer em Barcelona, Espanha.

Com a nova plataforma, os dois gigantes tecnológicos estão apostados em criar uma nova família de sistemas operativos e ambientes de desenvolvimento de aplicações em regime de código aberto.

A MeeGo pretende seguir as tendências mais recentes e criar um novo ecossistema para o desenvolvimento e comercialização de soluções e software, que permita tirar partido das aplicações e serviços baseados na Internet.

Segundo as duas companhias, a MeeGo tem o mesmo núcleo da Moblin, que permite o desenvolvimento de ferramentas para múltiplas famílias de dispositivos.

Em contrapartida, a nova plataforma deverá conter códigos da Maemo, que pretendem abrir portas ao segmento dos telemóveis e smartphones.

As aplicações MeeGo para telemóveis e smartphones da Nokia deverão ser comercializadas através da Ovi.

Em contrapartida, prevê-se que todas as aplicações para as outras classes de dispositivos deverão ser distribuídas através da Intel AppUp.

Desde a data de lançamento, que os produtores de software e aplicações já podem começar a produzir aplicações para a MeeGo.

A Nokia negou que a nova iniciativa signifique um desinvestimento nos sistemas operativos Symbian, que hoje são usados pela maioria dos telemóveis da marca finlandesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário