domingo, 21 de março de 2010

20 falhas de segurança no OS X

De acordo com o site H Security, o especialista em segurança Charlie Miller planeia revelrar 20 falhas de segurança graves do Mac OS X. Os detalhes serão revelados na CanSecWest, uma conferência anual de segurança electrónica que decorrerá em Vancouver, no Canadá, durante a próxima semana.

Miller, que já é conhecido por encontrar este tipo de problemas nos sistemas da Apple, diz que o "OS X tem uma grande superfície de ataque, que resulta de componentes open source (webkit, libz, etc), closed source de terceiros (Flash) e closed source da Apple (Preview, mdnsresponder, etc)." Segundo o especialista, os bugs em quaisquer destes componentes podem levar a ataques remotos.
Miller tem vindo a alertar para o facto de o Mac OS X ser um sistema operativo relativamente inseguro, que beneficia do facto de não ter uma base de utilizadores muito grande. Neste momento, os utilizadores Apple estão "em segurança, mas menos seguros".
Apesar de a quota de mercado do OS X ser pequena quando comparada com a do Windows, tem vindo a crescer. Miller afirma que o "[ter] Mac OS X é como viver numa quinta no campo sem quaisquer fechaduras, enquanto que [ter] o Windows é como viver numa casa com grades nas janelas, numa parte insegura da cidade".
Felizmente para os utilizadores Apple, o investigador não planeia revelar detalhes sobre as 20 falhas de segurança em si; mostrará, apenas, como as descobriu.

Sem comentários:

Enviar um comentário