quinta-feira, 28 de abril de 2011

Wii 2: os rumores

O comando da sucessora da atual Wii deverá incluir um ecrã tátil
O comando da sucessora da atual Wii deverá incluir um ecrã tátil
IGN

A primeira Wii foi um caso de sucesso devido, sobretudo, à inovação que apresentou com os comandos  Wii Remote, mais conhecidos por WiiMote. O sistema de controlo com base na deteção de movimentos fez escola e já foi adotado pelas concorrentes PlayStation 3 e Xbox 360. Embora as tecnologias da Sony e, sobretudo, da Microsoft sejam diferentes, a verdade é que foram buscar inspiração ao sucesso da Wii.
Ao conceber a Wii, a Nintendo optou propositadamente por desenvolver uma consola económica, focada na diversão e não nas características de hardware sofisticadas. O plano resultou, já que a Wii foi líder de vendas durante vários anos.No entanto, com a popularização dos televisores HD e com a chegada de sistemas de deteção de movimentos a PS3 e à Xbox 360 - o Kinect bateu todos os recordes de vendas, atingido as oito milhões de unidades em apenas sessenta dias -, como é que a Nintendo vai fazer a diferença com a próxima geração da Wii, conhecida pelo nome de código projeto "Cafe"? Aqui ficam alguns dos rumores que têm circulado pela Internet 
Alta definição, mas sem 3D (90% de probabilidade) A Nintendo não deverá poder fugir a esta tendência. Espera-se que a próxima Wii tenha saída HDMI, com capacidade Full HD. Isto significa também uma capacidade gráfica bem acima da atual Wii e jogos graficamente mais ricos. De acordo com a IGN, a consola vai utilizar um processador gráfico baseado no chip Radeon R700 da AMD, que foi utilizado nas placas gráficas para PC Radeon HD 4850 e 4870. Trata-se de tecnologia de 2008, que deverá permitir à Nintendo manter os custos relativamente baixos e, ainda assim, ultrapassar as capacidades gráficas das concorrentes Xbox 360 e PS3.O processador de sistema deverá utilizar a arquitetura PowerPC da IBM e apresentar três núcleos de processamento.O 3D não deverá ser adicionado já que a Nintendo não parece estar interessada em soluções que exijam óculos.  
Maior custo (90% de probabilidade) Desengane-se se pensa que a futura Wii vai ter um preço semelhante à atual. O hardware mais sofisticado vai ter repercussões no preço. Ainda assim acreditamos que a Nintendo vai fazer os possíveis para se manter competitiva. Fala-se em valores entre 300 a 400 euros. As diferenças de hardware deverão ainda levar a que a consola seja maior. Os rumores dizem que pode ter um desenho retro, inspirado na antiga Super Nintendo.
Comando é também uma consola (60% de probabilidade) As imagens conceptuais que circulam sobre o futuro comando e que aqui mostramos indicam um corte radical com o WiiMote. A Nintendo deverá optar por um desenho mais tradicional, semelhante ao das concorrentes, com dois joysticks, um pad e vários botões. Mas a grande novidade é que este controlador deverá incluir um ecrã tátil de seis polegadas (diagonal de cerca de 15 cm). Este ecrã poderá complementar o televisor, um pouco ao estilo Nintendo DS, ou até mesmo permitir jogar independentemente da consola (funcionar como uma consola portátil). 
No entanto, o WiiMote atual deverá continuar a poder ser utilizado, até porque se espera que a futura Wii seja compatível com os jogos para a atual Wii.
Ligação à 3DS (75% de probabilidade) É muito provável que a portátil 3DS possa ser utilizada como controlador de jogos da futura Wii e até para correr versões móveis de jogos criados para a consola maior.
Loja online (90% de probabilidade) As funcionalidades online estão longe de ser um dos trunfos da atual Wii. Situação que deverá mudar completamente na futura versão da consola. É de esperar ligações a redes social e, ainda mais importante, uma nova loja online para descarregar jogos, incluindo softwar pago e gratuito (demos, por exemplo). Isto significa que a Wii deverá incluir uma unidade de armazenamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário