sexta-feira, 20 de maio de 2011

Falso antivirus dos Macs foi criado por gang que atacava o Windows

Falso antivirus dos Macs foi criado por gang que atacava o Windows

MacDefender, MacSecurity e MacProtector: os nomes ostentam credibilidade, mas estão longe de serem os antivírus que apregoam. Na verdade, apenas são aplicações que abrem janelas e pop ups que tentam enganar utilizadores com falsos alertas de infeção e que têm como elementos distintivos o facto de prometerem a "cura" da infeção a troco de um alegado licenciamento que está avaliado em 79,5 dólares.
Segundo engenheiros do Centro de Proteção do Malware da Microsoft (CPMM), este scareware está a ser distribuído por uma página Web que consegue distinguir se o computador corre sistemas operativos Windows, ou Mac. Esta mesma página distribui para os sistemas operativos Windows o ficheiro malicioso Win32/Winwebsec, enquanto os Macs são infetados com ficheiros MacOS_X/FakeMacdef, noticia a Computerworld.
O facto de os ficheiros criados para os dois sistemas usarem a mesma página para se disseminarem e partilharem a mesma plataforma de pagamento levou os investigadores da Microsoft a concluir que estas duas ameaças tecnológicas têm ainda em comum a autoria. Rússia é a origem provável dos autores destas duas novas versões de scareware.

Sem comentários:

Enviar um comentário