quinta-feira, 26 de abril de 2012

Hoje é dia de TDT...




Como definido pela Anacom, as transmissões hertzianas de TV em sinal analógico são encerradas hoje para dar lugar às transmissões de TDT.
O site da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) refere que a reta final implica a desativação das transmissões analógicas em 18 emissores e 115 retransmissores que, maioritariamente, se situam nas zonas rurais e menos populosas do País. N
A Anacom lembra ainda que foi criado um subsídio, a atribuir pela PT Comunicações, que visa aligeirar os custos de adaptação e instalação de dispositivos compatíveis com o sinal de TDT. A Anacom informa ainda que os cidadãos podem solicitar esse subsídio até agosto de 2012.
Segundo notícia publicada no jornal Público, a migração para o sinal de TDT custou mais de 400 milhões de euros aos portugueses. O processo iniciado em 2001 (depois de uma primeira tentativa frustrada) está longe de ter alcançado a perfeição: desde que as emissões de TDT se iniciaram em 2009, a Anacom já recebeu mais de 3300 queixas de consumidores que alertam para a falta de qualidade ou mesmo incapacidade de receção das emissões de TV em sinal digital.
A Deco deu hoje a conhecer uma radiografia menos animadora da cobertura da TDT no País. Técnicos da associação de defesa dos consumidores selecionaram, a partir de relatos dos consumidores, zonas para análise do sinal de TDT. De cinco zonas que a PT (a quem foi adjudicado a transmissão) garante serem cobertas, duas apresentam uma qualidade de sinal inferior à aceitável, garante a Deco. Os testes apuraram ainda que nenhum destas cinco zonas tem uma cobertura total. 
«Antes de comprar equipamento, o consumidor deve confirmar junto da PT se tem cobertura terrestre. Se a resposta for positiva, mas não conseguir captar sinal, a PT tem de enviar gratuitamente um técnico ao local», lembra a Deco.
Os responsáveis da associação de defesa do consumidor criticam ainda o facto de os subsídios para idosos e famílias carenciadas que foram aprovados nos últimos tempos deixa de fora todos os portugueses que procederam à substituição e instalação de dispositivos que permitem a receção do sinal de TDT.

Sem comentários:

Enviar um comentário