terça-feira, 8 de maio de 2012

Saiba como migrar dados do Facebook para o Google+






















Este é o aspeto do Google + logo após o registo. Como se trata de uma rede social, de nada servirá se não tiver amigos para conversar. Se já tiver uma conta no Facebook, a forma mais rápida de ganhar amigos no Google+ é importá-los diretamente. Ou quase…





























































Isto porque a simples migração de amigos do Facebook para o Google+ passa pela utilização de uma conta de e-mail no Yahoo! como intermediária. Caso ainda não tenha um Yahoo! ID vá a www.yahoo.com e clique em Mail, Create New Account. Não faça Sign In with Facebook.































Entre na conta e abra o separador Contacts. Clique em Import e escolha o ícone que identifica o Facebook. Como habitualmente acontece, terá que dar a devida autorização à aplicação para que seja feita a partilha dos contactos com o Yahoo!.


































Em poucos segundos, a lista de contactos na sua conta de Facebook será copiada para a conta de e-mail no Yahoo!. Para evitar o risco de haver repetições, clique em Fix Duplicate Entries. Depois, abra uma nova janela no browser e entre na sua conta Google+.































No Google+ abra o separador Círculos. Clique em Encontrar Amigos e depois no ícone do Yahoo!. Autorize a aplicação Yahoo! Contacts a fazer a importação. No final, distribua os contactos pelos Círculos como desejar.































Para migrar as fotos de forma rápida e simples use o Move Your Photos para o Chrome. Instale no browser, use a aplicação para entrar no Facebook, escolha as imagens de uma só vez e clique em Upload. Existe o Photo Importer 1.1 para Firefox, mas terá de carregar um álbum de cada vez. Por predefinição, as imagens carregadas não ficam públicas no Google+.































Já a migração de vídeos requer mais trabalho. Entre no Facebook e vá a Conta> Definições de Conta. Clique em Transfere uma cópia>Começar o meu arquivo. Quando estiver pronto receberá um e-mail e poderá então ir buscar o ficheiro Zip com todas as imagens, vídeos e informação de perfil. Terá depois de ir ao Google+ carregar os vídeos um a um.






























Há várias formas de sincronizar as suas publicações entre o Facebook e o Google+. A mais simples e rápida envolve a extensão Start Google Plus para Firefox ou Chrome. Instale-a e siga o útil assistente que explica tudo o que é preciso fazer para interligar os dois serviços.



O Google+ é a mais recente novidade em matéria de redes sociais. Embora esteja a funcionar ainda numa fase experimental e fique para já longe dos 750 milhões de utilizadores do Facebook, o serviço da Google conseguiu ainda assim reunir 20 milhões de utilizadores em apenas 30 dias.
Nestes 20 milhões, encontram-se milhares de portugueses que, quase garantidamente, já têm conta no Facebook e que se interrogam justamente: Será mesmo preciso recomeçar do zero ou haverá alguma forma de passar todas as minhas informações de uma conta para a outra? A resposta, felizmente, é sim, mas não é algo que se faça de forma automática.
Sendo fornecedores de dois serviços diretamente concorrentes, tanto o Facebook como a Google não estão interessados em integrar funcionalidades que permitam migrar facilmente a importante base de dados constituída pelas contas de cada um dos seus utilizadores. Existem algumas exceções, é certo, mas em todos esses casos trata-se de parceiros de negócio, com os quais existem acordos.
Desta forma, para fazer a migração da forma mais simples possível será necessário seguir por um ligeiro atalho, que envolve a utilização de uma conta de e-mail no Yahoo!. A complexidade é mínima, pelo menos no que toca  às informações gerais, aos contactos e às imagens.
Já no que diz respeito aos vídeos, é preciso ter algum trabalho manual extra. Por uma questão de comodidade, poderá ainda interligar as duas contas, isto para que tudo o que publicar numa delas seja replicado na outra.






Sem comentários:

Enviar um comentário